Sobre o blog e o autor

Sobre o blog

Em sete de Julho de 2009, o Eletrônica 100 limites foi criado por um garoto de 13 anos que já se aventurava a cerca de três anos no autodidatismo da eletrônica. Inicialmente seria apenas um meio de compartilhar algumas criações, até então tudo em eletrônica analógica. Porém, em 2011, após aprender a programar microcontroladores PIC em BASIC usando o compilador MikroBasic da MikroE, o blog ganhou outro fim: ensinar programação de microcontroladores da forma mais fácil possível, de forma gradual e detalhada mas sem abandonar outro temas. Anos se passaram e após o ingresso do autor na faculdade, onde aprendeu programação básica em C para computadores, a programação de microcontroladores também migrou para o C, utilizando o compilador MikroC que fora rapidamente abandonado devido suas limitações da versão demo. Permanece então, até hoje, o uso do compilador XC8 na interface MPLAB, ambos da própria Microchip.
Por meio de sua expansão, o blog conseguiu indicação pelo site americano de eletrônica EEWeb e posteriormente uma breve parceria com a SchmartBoard.
Atualmente, o autor procura fazer postagens quando seu tempo permitir, estando este dividido entre faculdade, pesquisas, Empresa Júnior e, obviamente, este blog e o canal de suporte no YouTube, o nemweb,  nick utilizado pelo autor em várias áreas virtuais (incluindo os games).
Mesmo com tantas mudanças, inclusive de visual, o objetivo do blog permanece imutável: ensinar programação de microcontroladores de maneira simples e fácil de ser compreendida, bem como compartilhar circuitos possivelmente úteis. Todo e qualquer feedback dado é bem vindo, sendo sempre que possível usado na melhoria do blog, afinal, todo este empenho é por vocês!

Sobre o autor

Nascido em Bento Gonçalves - RS, criado por 4 anos em Marabá - PA e atual residente de Curitiba - PR, Stephen da Silva Madeira foi escolhido pela eletrônica por volta de seus oito anos de idade. De lá pra cá, veio estudando por conta própria tanto eletrônica como programação de microcontroladores das famílias PIC12F, 16F e 18F.
Formou-se em 2014 pelo Colégio Militar de Curitiba (CMC), onde estudou por sete anos (ensino fundamental e médio), participou da Banda de Música, inicialmente na percussão (bumbo e pratos) e depois realizou o sonho de tocar saxofone, alternando em tenor e soprano. Por meio desta, concluiu o colégio no cargo de 1º Tenente-Aluno, mais alto posto disponível para alunos da banda.
Seu plano principal era tornar-se piloto civil, mas por falta de recursos imediatos, deixou a ideia em segundo plano. Seis meses após o egresso do CMC, foi aprovado por meio do ENEM e admitido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atualmente cursa Engenharia Elétrica. Foi nesta onde aprendeu a linguagem de programação C, decisiva no atual curso do blog na parte de sistemas microcontrolados. Embora esteja em um curso de elétrica, sua real paixão é a eletrônica, área que pretende dar ênfase no final do curso.
Profissionalmente, compõe atualmente a divisão de projetos e pesquisas da Tera Engenharia Empresa Júnior, sediada e tutorada pela própria universidade onde estuda. Pretende, quando se formar, compor o quadro de engenheiros da Força Aérea Brasileira ou atuar no desenvolvimento de veículos elétricos, outra grande paixão.
A aviação permanece como sonho, porém agora, planejada apenas como hobby. Já a música, permanece da mesma forma como desde seus seis, sete anos: o bom e velho violão com cordas de aço.
Criador e mantenedor do blog "Eletrônica 100 imites", "FlightGear Linux" (atualmente desativado) e do canal no YouTube "Nemweb".

Comentários