sábado, 9 de abril de 2016

Circuito anti-noob (é isso mesmo)

(ATUALIZADO 10/04/2016 22:09) 
Apesar da brincadeira no nome, o circuito é sério, afinal, difícil achar quem na eletrônica nunca queimou um componente ou circuito por ter invertido a polaridade ou fritou algo porquê não tinha um fusível ou custou a descobrir que nada funcionava pois o fusível estava queimado, não?
Este circuito, que pode ser usado na protoboard ou implementado em outro circuito vem pra resolver tudo isso: protege contra inversão de polaridade indicando se está certo ou não e indica se o fusível está queimado! Três circuitos em um!


o conjunto R2 D2 formam uma fonte de tensão baseada em um zener de 5V1 para o LED indicador , D3 protege contra alimentação reversa e R3 limita a corrente para o LED. Ao lado temos o mesmo circuito, porém invertido, para acender o LED caso a polaridade esteja errada. A ideia de se usar um zener é ter sempre o mesmo brilho no LED e segurança para qualquer tensão.
O indicador de fusível rompido é quase o mesmo circuito, porém com Q2 D8 e R8. Com o fusível
bom, a corrente flui por D8, cortando Q2. Se o fusível abrir, R8 liga a base ao negativo, acendendo o LED3.
D9, D10 e D11 impedem que a corrente circule pelos resistores associados de forma desnecessária.
Sobre o protetor contra reversão de polaridade, deixo a explicação para o vídeo de onde tirei o circuito. Aqui, inclusive, ele explica porque não usar a óbvia solução do diodo ou da ponte de diodos.
O circuito foi projetado para 12V. Para tensões maiores que 24V será necessário montar mais uma fonte zener, mas para a base de Q2. Para outras tensões, recalcular os resistores.


Essa é a PCB sugerida, pra vc usar em uma protoboard, por exemplo.
Para o MOSFET IRF9530, até 2,5A pode-se omitir um dissipador. Acima disso, recomendo por um dissipador de calor.
Caso ache um MOSFET de RDon menor, como o FQP27P06, será melhor usar ele para correntes maiores.

Então é isso! Monte o circuito e esteja protegido de noobs (e da sua falta de atenção)!
Boa sorte e boas montagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário