sábado, 16 de janeiro de 2016

Calculadora de Timer

Pessoal, estou de volta, e com boas novidades!
Como eu havia falado na publicação anterior, tive aula de programação na faculdade, e resolvi usar isso para algo. Da necessidade surgem as ideias, não é mesmo?
Eu já falei aqui no blogger sobre os Timers do PIC (mas praticamente todo microcontrolador tem o seu: ATMEL - que é a base do arduino -, Freescale, ST e etc), e quando você vai mexer com ele, você pode acabar fazendo algumas contas, que por vezes são chatas, trabalhosas ou você precisa ficar em tentativa e erro pra achar uma solução. Desta necessidade resolvi criar uma calculadora para uso com todo e qualquer Timer de qualquer Microcontrolador. O programa é simples, funciona em modo de texto mas é super intuitivo e simples. Ocupando só 37kB, vai ser uma mão na roda toda vez que você pensar em usar Timers.

Sim, eu gosto de azul.
Como pode ver, não é nada supremo, mas é o necessário: você entra com as informações desejadas e ele faz todo o trabalho de cálculo pra você e ainda salva os resultados em um arquivo .txt pra você poder ver de forma rápida e fácil depois os resultados. Outro ponto é que (quando possível) ele guarda os valores que você inseriu, pra facilitar as coisas se depois de fechar o programa você precisar alterar só um parâmetro.
Você pode baixar o programa aqui. Atente que existem três arquivos: TC_br (calculadora em português), TC_en (calculadora em inglês) e o config.bin. Baixe a calculadora da sua linguagem MAIS O ARQUIVO CONFIG.BIN. É nele que ficarão salvas suas configurações. Se você não o baixar, verá uma tela como essa sempre que abrir o programa:

Ela já diz tudo!
Espero que seja de grande valia e utilidade pra vocês. Lembrando que se gostar peço que compartilhe com seus amigos o blog (e não apenas o programa) pra me ajudar, até porque aqui ele lerá os termos de uso.  E quais são?

Ao baixar o programa TC_br, TC_br_UNIX, TC_en_UNIX ou TC_en você concorda publicamente em:
1. Não praticar engenharia reversa no software;
2. Redistribuir sem citar a fonte;
3. Comercializar, alugar ou obter qualquer tipo de lucro com ele;
4. Isentar o criador de quaisquer erros cometido pelo software ou prejuízos decorrentes da utilização deste.

Esclarecendo dois pontos alí: eu fiz esse programa com muito cuidado (afinal, eu vou usar ele também), testei ele várias vezes e não achei erros, mas pode acontecer de ter um erro ou outro. Se tiver, por favor não me xingue: seja educado e me comunique pelo e-mail que se encontra no programa para que eu corrija. Costumo fazer correções no mesmo dia e já atualizar o arquivo. Foram dois longos dias para criar esse programa, então espero sempre poder corrigir o mais rápido possível.
Outra que peço que não façam engenharia reversa porque eu apoio a comunidade OpenSource e a utilizo, então se quiser o código pra estudar ele está no SourceForge também. Só JAMAIS tire meus créditos, né! Qualquer dúvida, leia o arquivo LICENSE que está junto no diretório do projeto.

Espero que gostem. Utilizaremos ela na próxima aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário