sexta-feira, 1 de março de 2013

Switch para fontes ATX

Quem acompanha meu blog a um certo tempo já viu que eu uso uma fonte ATX para alimentar meu protoboard. Pode ser que você tenha achado uma boa idéia usar fontes ATX para alimentar seus projetos, pelo fato de encontrar fontes baratas que possam servir tranquilamente (a minha de 200W custou R$37,00!!! Já que não servia pra PCs - embora tenha sido feita para tal - por não ter um circuito de filtragem, resolvi usá-la!) mas não saiba usá-la. Esse circuito que postarei é justamente para isso: ajudá-lo a usar uma fonte ATX. Vamos lá!

O circuito é baseado no CD4013CN, um CI com dois Flip-flops do tipo D. Segue abaixo:




Quando dei a aula sobre flip-flops, postei um circuito bem semelhante.
Funcionamento: Ao ligar a fonte, o circuito será alimentado pelo pino VSB +5V e o capacitor C1 e o resistor R1 farão o circuito começar deixando a fonte desligada. Ao pressionar o botão S1 o circuito inverte a saída Q, e como iniciou em 0, agora a saída Q ficará em 1. Através de R3, o transístor T1 irá saturar conectando, através de R5, o pino PS_ON da fonte ao negativo ligando a fonte. Se as tensões estiverem corretas, a fonte fornecerá 5V no pino PWR_OK, ligando o LED e indicando que tudo esta certo. R4 é um resistor limitador de corrente para o LED, R2 é um resistor de pull-up e C2 é um capacitor de desacoplamento.
IMPORTANTE: no circuito C2 está com o valor de 100nF, porém tive problemas com este valor (o circuito ligava e depois não desligava). Mudei o valor para 22nF e tudo funcionou normalmente. Se quiser, teste em uma protoboard antes para ter certeza que o valor de 100nF funciona (esse valor mais alto melhora a filtragem de ruidos da chave S1).

A placa ficou como segue abaixo:




Veja que a placa possui dimensões reduzidas: apenas ~4,2cm por ~3cm.
Os pontos 1, 2, 3 e 4 são os pontos de ligação dos fios da fonte. A ligação segue a ordem:

-1: VSB +5V;
-2: GND
-3: PS_ON e por fim;
-4: PWR_OK.

Para saber quem é quem em meio a tanto fios e cores, use a seguinte tabela:


Dica: não somente por estética como por segurança, recomendo remover DESSOLDANDO da placa da fonte os fios não usados (cortar os fios pode causar curto-circuitos!). As imagens a seguir mostram como ficou minha montagem (vejam que deixei apenas os fios usados):

Veja que deixei apenas os quatro fios para a protoboard e para a switch.

Um pouco de cola-quente para segurar os fios no lugar =D

Detalhe dos fios.

Localização de algumas partes do circuito.

Veja que o circuito coube com perfeição em uma caixinha de umas balinhas bem conhecidas XD


Como faço pra ligar a fonte na protoboard: um antigo adaptador IDE-SATA fi desmontado ennos fios soldei as bananas. Ficou perfeito (:
Os arquivos do projeto (placa, esquema e algumas imagens) podem ser baixados aqui.

Fechando o post, vou deixar um vídeo meu mostrando o funcionamento. Obrigado por ler mais este post!