sábado, 23 de julho de 2011

ERRATA DO CIRCUITO Foto-célula com LM358!!!!

PEÇO DESCULPAS, MAS OUVE UM ERRO NA IMAGEM DO CIRCUITO  Foto-célula com LM358!!!! O Q1 ESTÁ COMO UM TRANSISTOR NPN, MAS ISSO FARÁ COM QUE O CIRCUITO NÃO FUNCIONE!!!!!!!!! O TRANSISTOR TEM DE SER PNP, OU SEJA, O MODELO BC558, BC559 OU QUALQUER EQUIVALENTE!!! PEÇO DESCULPAS MAS UMA VEZ! NÃO SERÁ NECESSÁRIO QUAISQUER MODIFICAÇÕES NA PCI! 
OBS: PARA A MODIFICAÇÃO DO USO COM RELÉ TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO A MUDANÇA DO TRANSISTOR PARA PNP.
QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR GALERA!
BOA SORTE E MAIS UMA VEZ ME DESCULPEM.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Interruptor crepuscular com LM358

Fala galera, to aqui com um projeto vindo de um dos meus vídeos do youtube: um interruptor crepuscular (chamado erroneamente de foto-célula) com o CI LM358. O vídeo foi cortado pelo youtube (não sei porque) e pode ser assistido aqui.


1.Circuito


O circuito eh bem simples:
Baixe aqui os arquivos do projeto (esquema mais a PCI). Para abrir vc vai precisar do PCB Wizard, um ótimo programa para circuitos simples, que vc pode baixar aqui.
















D1 é um LED "pisca-pisca", que possui um circuito próprio que o faz piscar indicando que o circuito está ativo. Ele é facilmente encontrado em lojas de eletrônica.
D2 até D6 são os LEDs brancos que iluminarão o que vocês quiserem.
R5 até R9 são os resistores dos LEDs de iluminação.
VR1 é o potenciômetro de ajuste de sensibilidade, R1 junto ao LDR R2 formam o divisor de tensão que irá acionar o circuito.
R3 é um resistor de polarização de base de Q1, um transistor de uso geral, que funciona como o driver dos LEDs.
IC1 é o CI LM358, um comparador de tensão. Quem assistiu ao vídeo, provavelmente notou um circuito diferente até mesmo no CI, mas esse circuito é o equivalente ao outro, só que melhorado pra vocês do meu blog (:
No outro circuito, eu tinha 3 comparadores sem uso, aqui, só 1.

2.PCB

A PCB é de face simples, de fácil confecção e se encontra junto no pacote dos arquivos do projeto.

3.Modificações

Para aqueles que quiserem acionar uma carga maior ou até mesmo lâmpadas comuns (110V ou 220V), deve substituir o conjunto de LEDs D2-D6 e resistores R5-R9 por um relé com um diodo 1N4148 como proteção, ficando essa parte do circuito depois da alteração assim:

A placa, logo, terá de ser redesenhada no programa.

CUIDADO AO REDESENHAR AS TRILHAS PARA A LÂMPADA, NÃO SE ESQUEÇA QUE PASSARÁ CORRENTE MAIOR, LOGO AS TRILHAS TERÃO DE SER MAIS LARGAS E MUITO CUIDADO AO MEXER COM A CORRENTE ALTERNADA (AC), A PROVENIENTE DAS TOMADAS! UM CHOQUE E TERÁ MAIS UM CORPO NO IML DA SUA CIDADE!


É isso aí galera, dúvidas comentários ou sugestões podem escrever.
Abração, boa sorte e cuidado nas montagens.