domingo, 5 de dezembro de 2010

Fading LED com CI 555

Fala galera do blog! To aqui, como sempre com um circuito novo: o Fader de LEDs com o CI 555.
Depois de fazer um circuito gingantesco com o 4017 e por acidente ver a forma de onda do pino 2 do CI 555, cheguei nesse circuito que vou descrever aqui no blog e que o vídeo tá la no meu canal do youtube: www.youtbe.com/nemweb e o link direto do vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=8PsWmzES5fI

Antes de você ler esse post, caso não tenha visto o vídeo, aconselho vc ver o vídeo pra vc conseguir entender melhor o post.
O esquema é o da figura aí em baixo.



A parte que esta dentro do retângulo preto é o "penetra", e como eu disse no vídeo, vc pode ignorar estaparte do esquema. Do esquema, o único componente que você pode mudar é o capacitor C1, que deve ser de valor compatível com os aceitos pelo 555. O funcionamento é bem simples: o sinal é retirado do pino 2 do CI 555, que é um sinal "dente de serra", esse sinal é levado pelo resistor R4 que NÃO deve ter seu valor alterado até Q1, que obrigatoriamente deve ser PNP. Então o sinal é "refinado" pelos resistores R3, R1 e R2 que também NÃO devem ter seus valores alterados e então chega a Q2, que finalmente aciona o LED. Os resistores podem ser de 1/4W e a fonte sugiro ser uma fonte filtrada e bem regulada. Caso queira usar o circuito com outras tensões use a seguinte fórmula:

resistor=Vpwr-VLED/ILED
Onde resistor é o valor do resistor em ohms, Vpwr é a tensão da fonte, VLED é a tensão do LED e ILED é a corrente do LED (essa formula pode ser usada com qualquer outro esquema quando for nescessário ligar um LED à uma alimentação e não temos o valor do resistor, se necessário!)

É isso galera.
Flw