quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Olá seguidores do blog, estou postando um novo circuitinho muito interessante de baixo custo.
A página original é esta: http://imakeprojects.com/Projects/hot-cold-glowies/
Eu traduzi no google, mas acho que dá para entender...


"Olhos de LED que mudam
conforme a mudança de temperatura"

No outono passado, eu estava em uma caminhada em um barranco e se sentiu uma pancada forte brisa completamente. Eu assisti-lo se mover ao longo dos ramos e capim e pensei, "não seria interessante se eu pudesse vê-lo explodir no ar, também?"

Se eu pudesse espalhar alguns sensores de temperatura simples em torno da ravina e mandá-los mostrar a temperatura em relação com as cores, eu poderia ser capaz de "ver" o vento frio no ar, observando a mudança de cores.

Estes glowies são o resultado de eu achar uma maneira de fazer os sensores de temperatura simples. Se são reativas o suficiente para o efeito que eu imaginava inicialmente terá que esperar até a próxima queda, mas eles são divertidos.

Como um bônus, estas são energia solar!


O que são e como eles funcionam








O Glowies usa um microcontrolador pequeno, mas eles são realmente muito simples em ambas as partes e função. O núcleo da unidade é um diodo de silício utilizado como um sensor de temperatura (na verdade, dois deles). Isto é muito simples, e é muito bem compreendido aplicação - e você não pode ficar muito mais barato!

As características elétricas de um diodo de silício muda dependendo da temperatura. Especificamente, a tensão para a frente vai mudar dependendo da temperatura. Não é muito, mas é suficiente para medir.

O microcontrolador utilizado (PIC12F675) foi construído com conversores analógicos/digitais. Estes são utilizados para medir a tensão para a frente dos dois diodos idênticos. Um dos diodos fura para fora um pouco da głowie e serve como o sensor de temperatura principal. O diodo outro é ligeiramente isolado da temperatura ambiente. Isso torna mais lento para "apanhar" às mudanças de temperatura. As mudanças de temperatura são detectadas por comparação do sensor principal para o isolado.

Como resultado, o głowie realmente não sabe o que a temperatura é - pelo menos, não em graus. Mas é muito bom em detectar mudanças de temperatura. A mudança de temperatura para cima acende o LED vermelho. Uma mudança para baixo, acende o LED azul. Desde o głowie medidas e reage muitas vezes por segundo, fracas alterações no resultado da temperatura em um piscar dos LEDs. Mudanças fortes têm o LED aceso sólidos.

Na animação, você pode ver o głowie responder para mim sopro de ar comprimido no sensor para resfriá-lo, seguiu pressionando o dedo no sensor para aquecê-lo.

O głowie vai dormir se não houver mudanças na temperatura detectada. Isto significa que o consumo de energia é muito baixa a menos que um LED está aceso, caso em que consome cerca de 25mA.

Como resultado, é possível ter as pilhas recarregáveis pequenas do głowie recarregada por uma célula solar em anexo. Isto é suficiente para manter a głowie em execução. Se o głowie gasta muito do seu tempo de iluminação LED, no entanto, ele terá que recarregar antes que ele possa funcionar novamente.

Detalhes técnicos

Esquema (clique para versão ampliada)


Código fonte para
microcontrolador PIC 12F675:
Opcional Melhorias
  • Eu achei útil colocar um pequeno interruptor entre a głowie e a bateria. Isto pode vir a ser útil tanto para repor a unidade, ou para evitar que ele seja executado (se você quiser que a bateria seja autorizada a cobrar sem fazer nada głowie , por exemplo). Isto pode vir a calhar principalmente se o głowie começa a agir estranho - o que provavelmente aconteceria se ela nunca vai secar a fonte de energia. Microcontroladores tendem a ter seus cérebros codificada quando o poder vai acabando.

  • Uma personalidade pouco acrescentou ao seu glowie pode ir um longo caminho. Uma bola de pingue-pongue sobre os LEDs e alguns "cabelos cientista louco" parece funcionar para alguns deles.














Aqui está o grupo dos protótipos:








E aqui está a turma começando com uma pistola de ar quente e reagindo ao calor (iluminação em vermelho, em seguida, sair como a arma se afasta. Eles fariam o mesmo com o azul se fosse uma arma e frio):







____________________________________________________________________

Bem esse foi mais um dos posts do meu blog. ateh a pŕoxima pessoal!